Workteto

Reforma de apartamento sem engenheiro, pode?

Reformar sem engenheiro

Antes de começar qualquer reforma, você precisa tomar alguns cuidados para que tudo saia conforme o esperado. Afinal de contas, queremos que a nossa obra tenha qualidade, seja econômica e, principalmente, segura. E uma dúvida muito comum é a contratação de um engenheiro, será que é mesmo importante? Pode reforma de apartamento sem engenheiro? Continue lendo e confira:

Por que contratar um engenheiro?

O engenheiro é um profissional habilitado para planejar e executar qualquer obra. Ele tem todo o conhecimento técnico e grande experiência em reformas, o que garante que o seu imóvel estará em boas mãos. Afinal, ele é capaz de planejar a obra do início ao fim, criando um projeto de acordo com os desejos e as necessidades de todos os moradores.

Além disso, ele faz todos os orçamentos e consegue negociar descontos com fornecedores de materiais e mão de obra. O seu bolso agradece!

Um engenheiro é o profissional ideal para coordenar e fiscalizar o canteiro de obras, garantindo eficiência e resolvendo qualquer imprevisto na hora. Ou seja, você terceiriza a dor de cabeça que vem com o gerenciamento de obra!

Lembre-se de que erros de execução geram gastos desnecessários, retrabalho, atraso na entrega e uma sensação de que a reforma não vai terminar nunca. Por isso, não vale a pena se arriscar tentando coordenar uma reforma sozinho.

A contratação de um engenheiro é obrigatória?

Sim, um engenheiro é obrigatório em todas as obras que envolvem mudanças na estrutura do imóvel. Eles são indispensáveis para garantir a segurança do edifício e também são essenciais para a emissão do alvará de reforma.

A autorização da reforma na prefeitura depende de um documento que informa o responsável técnico pela obra. A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), no caso dos engenheiros, deve estar devidamente assinada por um profissional com licença no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Já para os arquitetos, o documento exigido é o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).

Se o dono do imóvel não contratar um arquiteto ou engenheiro, a obra não será autorizada pela prefeitura e ainda pode ser embargada caso já esteja em andamento.

Veja: Regras para reforma de apartamento.

Mas o serviço de um engenheiro não é caro?

O valor cobrado por um engenheiro pode variar dependendo do tamanho da obra e das funções que serão atribuídas a ele. Por isso, vale muito a pena pesquisar bastante, não só para achar um profissional que caiba no seu bolso, mas para encontrar o engenheiro ideal para as suas necessidades, com o melhor custo-benefício.

Vale lembrar que o custo de um profissional capacitado é compensado pelas vantagens que você tem quando conta com a orientação correta. Um engenheiro consegue evitar muitos gastos desnecessários que são gerados por erros de planejamento. Além disso, ele enxerga onde é possível economizar sem perder a qualidade e a segurança da obra, ou seja, ele consegue aliar beleza, funcionalidade e economia.

Você já percebeu como um profissional habilitado é importante para o seu imóvel? Por isso, não se arrisque fazendo uma reforma de apartamento sem engenheiro. Conte com a Workteto para realizar o seu sonho de forma rápida e econômica. Faça o seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.