Workteto

Você sabe quais são as regras para reforma de apartamento?

Regras para reforma de apartamento

Descubra as regras para reforma de apartamentos no post de hoje!

Neste cenário de pandemia em que estamos vivendo, grande parte da população tem ficado mais tempo em casa. Com isso, o nosso lar passou a ter outras funções, como escritórios, áreas de estudo e espaços de lazer. Nessa fase de adaptação, muitas pessoas começaram a prestar mais atenção nos seus imóveis e sentiram que os cômodos já não supriam suas necessidades. Por isso, decidiram que era hora de reformar o ambiente para se adequar à nova rotina. O conforto passou a ser o foco e a quantidade de obras cresceu muito.

E com isso, surgiu uma dúvida: quais são as regras para reforma de apartamento? Continue lendo e confira:

Quais são as regras para reforma

O que faço para regularizar a obra?

Antes de começar uma reforma no seu apê, é preciso estar atento às regras, todas regulamentadas pela Norma de Reformas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esta instituição estabelece os padrões que devem ser seguidos para garantir a qualidade e a segurança da obra.

A principal regra que você deve ter em mente é que qualquer modificação feita na edificação, inclusive aquelas feitas dentro das unidades, deve ser informada ao síndico.

Ainda de acordo com a legislação, o morador deve entregar ao síndico um projeto para reforma e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), devidamente assinados pelo profissional que estará à frente da obra.

Veja mais sobre: Anotação de responsabilidade técnica.

Quais são os horários permitidos?

Não existe uma lei que estipula o horário permitido para reformas em apês, mas a maioria (praticamente todos) dos condomínios definem regras com períodos de silêncio para garantir a boa convivência entre os moradores, contando inclusive com multa para quem desrespeitar.

Podemos dizer que o horário padrão para realização de obras é das 8 às 17h, mas pode variar de acordo com o Regimento Interno de cada condomínio.

Uma dica é conversar com seus vizinhos antes que a reforma se inicie, contando a eles quanto tempo a obra vai durar e o cronograma dos operários, para que todos estejam preparados quando o barulho começar. Procure sempre resolver eventuais problemas com diálogo, evitando maiores problemas no futuro.

E no sábado, pode?

Como já foi dito antes, é preciso seguir as regras do Regulamento Interno do condomínio. Por isso, em alguns casos é permitido, já em outros, não.

Quando o condomínio autoriza as obras aos sábados, permitem até um certo horário, geralmente meio período, ou seja, das 8 até 12h. Já nos domingos e feriados, é proibido.

Quanto tempo uma reforma pode durar?

Não existe nenhuma lei ou regra preestabelecida que determine em quanto tempo uma obra deve terminar. Isso porque tudo vai depender da idade do imóvel e do tamanho da reforma em si. Você pode ficar tranquilo neste ponto.

Preciso de arquiteto ou engenheiro?

É muito importante contratar um profissional qualificado para realizar sua obra, principalmente se você quiser derrubar alguma parede. Qualquer alteração na estrutura do apartamento pode colocar em risco a segurança do imóvel e do edifício em si.

Além disso, documentos assinados por eles são fundamentais. O arquiteto precisa emitir o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou o engenheiro a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e apresentar esse documento para o síndico. A documentação deve conter também informações específicas, entre elas o material que será utilizado, quais serão os trabalhadores da obra e a previsão de término.

Leia mais sobre em: 4 motivos para contratar um engenheiro

É fundamental que normas e regras sejam seguidas para garantir a autorização da reforma de um apartamento. Por isso, conte com a Workteto para te ajudar a conquistar o apê dos seus sonhos.

Solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.