Workteto

Posso reformar um apartamento sem projeto?

Reformar apartamento sem projeto

Uma reforma exige muita organização e planejamento para que tudo dê certo. Muitas pessoas querem fazer a obra sem a orientação de um profissional, pois acreditam que é um bom negócio. Mas o sonho de um apê totalmente renovado pode virar um pesadelo.

Quando o projeto arquitetônico é ruim ou ele simplesmente não existe, você pode ter certeza de que a obra vai trazer imprevistos, gastos inesperados e muita dor de cabeça. Continue lendo e confira por que reformar apartamento sem projeto é uma furada:

Falta de planejamento

Começar uma reforma sem projeto definido poderia ser considerado um crime. Não contar com um orçamento e um bom planejamento são as maiores causas de problemas em uma obra. Isso porque o projeto arquitetônico é uma espécie de guia contra imprevistos e gastos desnecessários. Ele é essencial para encontrar o melhor custo-benefício de materiais, além de não sofrer com as temidas surpresas desagradáveis.

Uma reforma sem a orientação adequada pode causar inúmeros erros de execução, como a compra de piso interno para áreas externas, falta de espaço para circulação e até mesmo uma tentativa de instalar torneiras grandes em pias pequenas demais. São erros que seriam facilmente evitados com um projeto arquitetônico bem detalhado.

Veja mais sobre os documentos necessários para reforma.

Problemas estruturais

Quando começamos uma reforma, queremos evitar ao máximo qualquer problema no sistema de sustentação do imóvel. Mas saiba que incidentes na estrutura infelizmente são comuns e podem acontecer quando derrubamos uma parede sem verificar se ela é importante para sustentar o edifício como um todo.

Um dano estrutural provoca fissuras, rachaduras e pode levar até ao colapso da edificação. Lembre-se de que a segurança deve estar em primeiro lugar, reforma não é brincadeira!

Não gerenciar a obra

Podemos dizer que esta é uma das partes mais importantes da reforma. A maioria das situações que gera gastos inesperados e extrapola o orçamento pode ser evitada com a fiscalização da obra. Por isso, é essencial que os operários tenham a orientação correta para que tudo saia como o imaginado. Vale a pena lembrar que para que o investimento compense, tudo deve ser acompanhado e inspecionado de perto, do início ao fim.

Veja: 6 Dicas para contratar um arquiteto para a reforma

Móveis fora de proporção

Quando chegamos a esta fase da reforma, já estamos praticamente pulando de alegria porque tudo está acabando. Mas nem sempre o mobiliário que gostamos serve para o nosso apê.

O maior problema aqui é fazer os móveis caberem ou entrarem no ambiente. Um erro muito comum é comprar uma cama king size para o quarto do casal, sem saber se ela vai caber juntamente com o restante do mobiliário. Acredito que você já deve ter visto um problema desse tipo em programas de reforma na TV: a cama fica “grudada” no armário e a porta do guarda-roupa simplesmente não tem espaço para abrir. O resultado: mais uma dor de cabeça por falta de projeto.

Lembre-se de que é fundamental medir todos os ambientes, deixando um espaço livre para circulação. Com isso, evitamos problemas como o descrito acima.

Depois de ler esses erros comuns em uma obra, nem pensar em reformar o apartamento sem projeto, né? O auxílio de um arquiteto é imprescindível para que você evite surpresas desagradáveis. Conte com a Workteto para terceirizar as dores de cabeça da sua obra. Faça já o seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.