Workteto

6 dicas para contratar um arquiteto para reforma

Dicas para contratar um arquiteto para reforma

Decidir a hora certa de começar uma reforma já não é fácil, imagina escolher o arquiteto ideal para transformar o seu sonho em realidade? Contar com a orientação de um profissional é essencial, mas são tantas opções de empresas de arquitetura no mercado que fica difícil decidir qual é a melhor para fazer a reforma do seu imóvel. Por enquanto, encontrar um profissional que vai dar match parece ser impossível, mas vou te ajudar com 6 dicas infalíveis para contratar um arquiteto para reforma. Confira:

1- Pesquise, pesquise e pesquise!

Hoje em dia ficou muito mais fácil encontrar inúmeros sites com profissionais capacitados, mas isso acaba dificultando a decisão. Afinal, quais critérios devo utilizar para selecionar o meu arquiteto?

Você deve pesquisar muito para encontrar um profissional que cobre um valor que caiba no seu bolso. Além disso, é fundamental que o arquiteto entenda seus gostos e suas necessidades, para que o imóvel fique lindo e funcional.

Converse também com amigos e familiares, peça a recomendação de um profissional que eles já tenham contratado, assim você tem certeza de que a empresa é de confiança.

Antes, saiba por onde começar uma reforma.

2- O arquiteto tem registro no CAU/BR?

O CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) regula e fiscaliza esta profissão no país. Por isso, busque sempre verificar se o arquiteto está com o registro devidamente regularizado junto ao CAU. Fique atento, porque infelizmente há muitos “profissionais” que atuam irregularmente e podem colocar você e o seu imóvel em risco.

3- Faça vários orçamentos

Essa é a dica de ouro para poupar o seu bolso e ao mesmo tempo assegurar a qualidade e segurança da sua reforma. Sempre pesquise os valores de mercado através dos orçamentos. Desse modo, você pode analisar se existem muitas variações de preço sem justificativa entre uma empresa e outra.

Além disso, é uma ótima oportunidade para verificar a qualidade do atendimento que você terá antes, durante e após a obra.

Confira: 5 dicas para economizar na reforma do seu apartamento

4- Conheça o trabalho de cada arquiteto

Ver o portfólio é a melhor maneira de conhecer mais o trabalho do arquiteto que pode estar à frente da sua obra. Assim você consegue checar se a qualidade do trabalho que ele realiza está à altura das suas expectativas.

Caso ele tenha o portfólio online, você pode acessar a qualquer momento.

Descubra o que é um projeto para reforma.

5- Procure clientes antigos

Esta é a dica de ouro para confirmar se o arquiteto é ideal para você ou não. Quando conhecemos os clientes que já contrataram este profissional, podemos verificar se o trabalho é satisfatório, ouvindo o feedback de alguém que já finalizou uma obra. Assim, além de assegurar a qualidade do trabalho e dos materiais que ele usa, podemos tirar qualquer dúvida em relação ao arquiteto. Podemos verificar, por exemplo, como este profissional lida com eventuais problemas e imprevistos.

6- Faça uma pesquisa de reputação na internet

Uma das melhores formas de saber mais sobre a empresa de arquitetura do profissional que você pretende contratar é visitar as redes sociais. É possível encontrar muito feedback, elogios e reclamações.

Outra maneira muito eficiente de verificar a reputação de um arquiteto é nos sites especializados em reclamações. Além de encontramos as críticas mais recentes, podemos ver como o profissional lida com um feedback negativo e o mais importante, como faz para solucionar o problema que gerou a reclamação.

Veja: Tendências de reforma para 2021

Tenha em mente essas dicas para contratar um arquiteto para reforma e lembre-se de que este processo não é uma corrida. Por isso, vá com calma e pesquise bastante para encontrar o profissional ideal para concretizar o seu sonho. Entre em contato com a gente, com certeza a Workteto tem o arquiteto perfeito para você! Faça o seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.