Workteto

Como fazer reforma completa de apartamento?

Reforma completa de apartamento

Quem nunca desejou trocar de imóvel sem trocar de endereço? Uma reforma completa de apartamento é a solução ideal para que você tenha o lar dos seus sonhos, sem precisar deixar o local em que você tem tantas memórias e bons vizinhos. Eu sei que realizar uma obra nem sempre é uma decisão fácil, porque muitos não sabem por onde começar e já imaginam aquela dor de cabeça que geralmente acompanha uma reforma.

Mas reformar não precisa ser um pesadelo, ao contrário, deve ser a concretização de um sonho. Então continue lendo e confira algumas dicas para fazer uma reforma completa:

Por que reformar?

Os motivos para iniciar uma obra são os mais variados, pode ser uma emergência, como um vazamento, ou o morador simplesmente não aguenta mais olhar para a mesma decoração de 10 anos atrás.

Além de resolver problemas que vêm se acumulando no imóvel, uma reforma completa no apartamento pode valorizar o imóvel em até 40%. É uma ótima estratégia para quem pretende vender a curto ou médio prazo. Afinal, muitas pessoas evitam obras e, com isso, acabam desembolsando um valor mais alto pelo apê totalmente renovado.

Veja: Quanto tempo demora para reformar um apartamento?

Como planejar?

O primeiro passo é entender a reforma e definir quais ambientes precisam ser renovados. Por exemplo, ter a cozinha “isolada” do restante do apê é um problema? Você pode optar por integrar cozinha e sala de jantar, derrubando uma parede.

Depois de decidir sobre os ambientes, anote todos os custos com mão de obra e compra de materiais para que o orçamento fique bem detalhado. Isso evita gastos desnecessários, já que a lista servirá como um guia.

A escolha dos profissionais

Esta etapa costuma ser uma das que mais dão dor de cabeça, porque é difícil encontrar o empreiteiro ideal para a sua obra. Para evitar problemas como

resultados indesejados, peça a recomendação de amigos e familiares. Converse também com mais de um profissional e tire todas as suas dúvidas relativas à reforma. Assim, você garante a contratação de um empreiteiro que não vai te decepcionar.

Veja: Por onde começar a reforma?

Fique de olho na impermeabilização

Este é um passo muito importante, nunca se esqueça de impermeabilizar as partes do apartamento que entram em contato com água. Assim, você evita as infiltrações. Imagina deixar esse processo para depois e ter que refazer boa parte da reforma por causa de manchas, bolhas ou mesmo mofo, causados por infiltrações que seriam facilmente evitadas com a impermeabilização. Fique atento para evitar dor de cabeça e o retrabalho.

Afinal, quanto custa para reformar um banheiro? Descubra em nosso post clicando aqui.

Substitua instalações elétricas e hidráulicas

Essa dica é fundamental para quem mora em apartamentos mais antigos. Isso porque um quadro elétrico mais velho não consegue atender à atual demanda de energia de nossos aparelhos eletrônicos. Além disso, é sempre bom contar com vários pontos de elétrica pelo imóvel para evitar sobrecargas com adaptadores de tomada.

Já as instalações hidráulicas devem ser reformadas quando:

estiver saindo água turva ou suja do encanamento;

a pressão na saída da água estiver baixa;

houver qualquer vazamento;

você notar problemas no registro.

Veja: 5 Tendências de reforma que você vai amar.

Com um bom planejamento, podemos garantir que a obra será um sucesso. E para que você tenha um bom projeto de reforma completa de apartamento, é muito importante contar com a ajuda de um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro. Afinal, todos os cálculos de materiais, mão de obra e tempo de execução da obra exigem conhecimento e experiência.

Entre em contato com a gente! A Workteto tem a solução ideal de reforma completa para o seu apê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.