Workteto

Por onde começar a reforma?

Blog - Por onde começar a reforma

Pode ser em breve, daqui a alguns anos ou agora mesmo. Mais cedo ou mais tarde, todo mundo que possui um imóvel vai precisar enfrentar uma reforma. Seja uma obra emergencial ou apenas estética, as reformas são a solução perfeita para renovar o seu lar. E para que você conquiste a casa dos sonhos, exatamente como imaginou, é preciso planejar tudo muito bem. Uma obra parece algo complicado no início, mas não se preocupe! O que você precisa ter em mente é a ordem de execução dos serviços. Então continue lendo e confira por onde começar a reforma.

Primeira parada: banheiro

Como o banheiro é uma área úmida, deve ser o primeiro cômodo a ser reformado. Isso porque ele é um ambiente que demanda mais urgência, pois está sujeito a problemas como infiltrações, vazamentos e entupimentos.

O primeiro trabalho a ser realizado aqui é a demolição, se for o caso. Depois, as instalações elétrica e hidráulica devem ser substituídas para a colocação do chuveiro, das louças, dos móveis e, finalmente, dos metais, como as torneiras.

Veja: Os primeiros passos, após receber as chaves do seu apartamento.

Segunda parada: cozinha

Assim como o banheiro, a cozinha é uma área úmida. Por isso, ela vem em seguida. Neste cômodo, o projeto de reforma deve ser como o do banheiro, começando pela demolição e terminando com a instalação dos móveis e metais.

Se você optar pelo conceito aberto, que une cozinha à sala de jantar ou de estar, vale a pena encarar a reforma de todos os ambientes em conjunto, para garantir que tudo ficará harmônico e evitar perda de tempo. Assim, a sua obra se torna mais ágil e eficiente.

Terceira parada: pisos

Com os trabalhos encaminhados no banheiro e na cozinha, é possível focar na troca dos pisos do restante da sua casa ou apartamento.

Se você deseja um único tipo de piso para todo imóvel, o trabalho se torna mais eficiente se a troca for feita de uma vez só. Dessa maneira, você pode negociar para garantir melhores descontos e ainda ter a certeza de que está comprando materiais do mesmo lote, para não correr o risco de as cores das peças sofrerem grandes variações.

Quarta parada: esquadrias

Se a reforma incluir portas e janelas, é muito importante que elas sejam substituídas depois que o piso novo estiver instalado. Isso porque a abertura das portas deve estar simetricamente alinhada ao piso, para garantir beleza e funcionalidade.

Além disso, você evita o retrabalho, que atrasa a entrega da obra e é um gasto totalmente desnecessário. Por esse motivo, analise as esquadrias e se assegure de que a instalação delas seja na hora certa.

Quinta parada: pintura e acabamentos

Finalmente chegamos à última etapa da nossa reforma! A quinta parada corresponde aos toques finais de pintura e acabamentos. Este passo é muito importante, pois é a parte mais visível da obra. Além disso, o valor investido nos acabamentos pode ser mais elevado, principalmente se forem escolhidos materiais de alto padrão, então é preciso ter cuidado com o manejo.

As paredes e acabamentos correm grande risco de ficarem sujos ou danificados no decorrer da reforma, por isso é fundamental que você tenha a paciência de esperar a conclusão de todos os outros trabalhos para finalizar com chave de ouro.

Lembre-se de que o planejamento é essencial para saber por onde começar a reforma e para que tudo seja conduzido da melhor forma possível, minimizando transtornos e imprevistos que podem comprometer seu orçamento. E para evitar qualquer problema, conte com a Workteto.

Vai Reformar? Solicite o seu Orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.