Workteto

Recebi as chaves do meu apartamento, e agora?

reforma de apartamento pequeno

Você já conseguiu realizar o sonho de comprar um apartamento na planta e recebeu as chaves? Este é um dos momentos mais esperados para quem compra um imóvel. Muitas pessoas ficam tão animadas que já começam a imaginar o espaço todo mobiliado e reformado, do jeitinho que sempre desejou. Mas ainda é preciso tomar algumas providências antes de desfrutar do aconchego do seu novo lar. Então se você recebeu as chaves do apartamento e está se perguntando “e agora?”, confira o nosso checklist do que você precisa verificar no dia da entrega:

Leia o manual do proprietário

O primeiro e mais importante passo é ler o manual do proprietário que você recebe juntamente com as chaves. Nele, há todas as regras de manutenção e utilização, além das plantas e informações técnicas de segurança. Fique atento também aos seus direitos e garantias do empreendimento.

Vale lembrar que você deve ficar de olho nas políticas da construtora quanto às reformas, para não perder a garantia.

Faça uma vistoria

Esta etapa é essencial para evitar transtornos no futuro. Através de uma boa vistoria, podemos verificar o espaço na sua totalidade, de forma bem detalhada. Para isso, é preciso checar vários itens:

· As peças instaladas estão de acordo com o que foi informado no momento da venda?

· Portas, janelas e fechaduras estão funcionando bem?

· Os revestimentos, como pisos e azulejos estão bem instalados?

· Há alguma rachadura ou mancha nas paredes ou piso? É preciso ficar de olho nas infiltrações

· O escoamento do box do chuveiro é satisfatório? Jogue um pouco de água e verifique se ela vai empoçar. Faça o teste para evitar problemas com infiltrações no futuro

· As pias estão bem instaladas? Verifique se não há nenhum vazamento abrindo a torneira, assim você também pode checar qual é a pressão da água

Lembre-se de não assinar nenhum termo de recebimento das chaves se notar problemas estruturais. Fique atento!

É muito importante que você seja bastante meticuloso para não deixar passar nenhuma irregularidade. Uma dica para facilitar a vistoria é fazer esse procedimento durante a manhã, aproveitando a luz natural.

Solicite a ligação da energia elétrica e do gás

Essa é uma das primeiras providências a serem tomadas antes da mudança. Faça a solicitação de ligação da energia com a companhia elétrica que atende o seu município. É muito importante que você se organize, já que o prazo desse serviço geralmente é de 2 dias úteis. Depois que a energia estiver sendo fornecida, confira todos os pontos de luz para garantir que estão funcionando corretamente. Anote também a voltagem de cada tomada para não correr o risco de queimar um aparelho que não seja bivolt.

Aproveite para solicitar a instalação do gás. No manual do proprietário, você pode descobrir se o sistema utilizado é o GNV ou GLP. Vale lembrar que o fogão precisa estar no local certo para a instalação.

Reforma simples ou complexa?

É muito importante definir se você realmente precisa fazer uma mudança radical ou se tudo pode ser resolvido apenas com um bom projeto de decoração. Nem sempre você precisará de uma grande obra, e um arquiteto pode te ajudar a enxergar isso. Às vezes, pequenas modificações são suficientes para que o seu apê fique lindo, perfeito e funcional, exatamente como você sempre imaginou.

Veja: 7 Dicas para reforma de apartamento pequeno.

Agora que você já recebeu as chaves do apartamento e sabe quais são os primeiros passos para conquistar o lar ideal, busque a orientação de um profissional capacitado, como um arquiteto ou engenheiro. Aqui na Workteto temos a solução ideal para executar a sua obra. Faça seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.