Workteto

Vai reformar? Faça seu checklist de reforma agora mesmo!

Checklist de reforma

Quem nunca sonhou com um espaço lindo, funcional e aconchegante? A reforma de um imóvel é o melhor caminho para conseguir esse lar dos sonhos, exatamente como imaginamos. Mas é preciso ter cuidado, porque ela pode se transformar em pesadelo se não for bem planejada. Problemas, imprevistos e gastos desnecessários são apenas algumas das dores de cabeça que podem surgir quando não estamos devidamente preparados. Por isso, criamos este checklist de reforma com todas as etapas: da pré-obra até o momento em que vemos o projeto se transformando em realidade.

Pré-obra: documentação e projeto arquitetônico

Se for reformar um apartamento, alguns documentos são fundamentais para que o síndico autorize a obra. O projeto arquitetônico é essencial e você precisará também do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), devidamente assinados por um arquiteto ou engenheiro.

Saiba que contar com um profissional capacitado traz inúmeras vantagens, como qualidade, segurança, economia no orçamento, fornecedores de confiança e entrega do imóvel dentro do prazo estipulado, atendendo todas as suas expectativas.

Mas antes, veja: O que preciso saber antes de reformar meu apartamento?

Checklist da execução da reforma

1- Proteção de pisos

O primeiro passo é proteger os pisos que não serão substituídos, assim evitamos qualquer dano ou prejuízo com compra de materiais que não estavam no orçamento.

2- Demolição

Nessa etapa, vamos demolir tudo o que não vai ser utilizado, como gabinetes de cozinha e até mesmo paredes, quando decidimos aderir à tendência do conceito aberto.

Não se esqueça de ver: Regras para reforma de apartamento.

3- Elétrica

Neste ponto, vamos estruturar a rede elétrica. Tomadas, interruptores e a fiação em si vão ser substituídos caso estejam danificados. Além disso, novos pontos de luz podem ser criados para deixar todas as tomadas perto dos locais onde aparelhos eletrônicos serão instalados.

4- Hidráulica

Neste passo, será realizada a manutenção ou substituição de todas as instalações hidráulicas. Aqui entra o encanamento de um chuveiro novo, por exemplo.

5- Impermeabilização

Esta etapa do nosso checklist de reforma é muito importante para garantir que você não sofra com infiltrações no banheiro e na cozinha.

6- Revestimentos

A partir daqui o seu imóvel começa a ganhar forma. Com a instalação dos revestimentos, o estilo da sua casa ou apartamento começa a aparecer.

7- Pisos

Essa etapa traz um pouco daquela sensação gostosa de aconchego que os pisos oferecem ao ambiente. A instalação dos pisos vai começando a deixar o seu imóvel com cara de lar doce lar!

8- Bancadas

Após a instalação dos pisos, já temos as medidas exatas checar a produção das bancadas e fazer a instalação. Lembre-se de que a bancada pode demorar até 30 dias para ficar pronta.

9- Forro

A instalação do forro de gesso é lenta e delicada. O trabalho do gesseiro exige calma e tranquilidade, então adapte o cronograma de obras do seu projeto para garantir um resultado de qualidade.

10- Iluminação

Lâmpadas, luminárias e lustres começam a ser instalados. Seu imóvel está cada vez mais perto da entrega!

11- Pintura

Aqui vamos pintar tudo do jeito que você imaginou. A combinação de cores que antes estava só no papel vira realidade.

12- Marcenaria

Nessa etapa, móveis sob medida e os antigos que foram restaurados vão ser acomodados em cada ambiente.

13- Vidraçaria

Vidros, molduras e espelhos são instalados, trazendo um toque elegante aos cômodos. A reforma já está quase terminando!

14- Louças, metais e artigos de decoração

Último passo! Aqui entra a instalação de materiais pequenos e delicados, como louças e metais. Eles ficam por último pelo risco de serem danificados em alguma das etapas anteriores. E o toque final fica por conta dos artigos de decoração.

E chegamos ao fim do checklist de uma reforma bem-sucedida!

Agora só falta você pedir o orçamento da Workteto para conseguir o imóvel dos seus sonhos, sem complicação!

Solicitar orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.