Workteto

Que horas pode começar a obra no apartamento?

Que horas pode começar a obra no apartamento?

Como estamos passando muito mais tempo no nosso apê, é quase impossível não pensar em uma reforma aqui e ali. Queremos mudar as cores da parede, trocar a iluminação e até mesmo transformar todo o ambiente, desde o piso até o forro. Mas realizar uma obra significa quebra-quebra, ou seja, tumulto. Então como lidar com tanto barulho? Afinal, a que horas pode começar a obra no apartamento?

Nesse contexto de pandemia que estamos vivendo, mais do que nunca é preciso ficar de olho nos horários permitidos, já que este é o tema campeão de reclamações nos condomínios. Assim, é essencial respeitar as regras do condomínio e também as de convivência, para evitar ao máximo desconfortos e problemas com nossos vizinhos.

Quais são os horários permitidos?

O período autorizado para realizar a obra pode variar de acordo com o regimento interno de cada condomínio, mas geralmente é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Já aos sábados, o horário estabelecido para as obras normalmente é de meio-período, somente até às 13 horas. Alguns condomínios, inclusive, têm como regra o meio-dia como “livre de barulhos”. Então fique atento e converse com o seu síndico para evitar problemas.

Lembre-se também de que aos domingos é proibido. Afinal, ninguém merece acordar cedo em pleno domingo com marteladas e aquele barulho característico da furadeira.

É muito importante saber que existe uma pequena tolerância de alguns minutos antes e depois do horário permitido, desde que as obras estejam sendo feitas dentro do período estabelecido pelo regimento interno do seu condomínio.

Isso acontece porque, às vezes, um serviço não pode ser interrompido de forma drástica exatamente no horário marcado.

Porém, cabe ao responsável pela reforma do apartamento elaborar um cronograma para garantir que os horários sejam respeitados. O arquiteto ou engenheiro encarregado de fiscalizar a obra deve ficar atento para garantir que o barulho acabe o mais rápido possível.

Não se esqueça de ter em mãos os documentos necessários para reforma.

E quem desrespeita o horário estabelecido para obras?

Quem descumprir os horários permitidos pode ser punido com uma multa de até 10 vezes o valor da contribuição mensal, de acordo com o previsto no Código Civil para os chamados “condôminos antissociais”. E isso pode acontecer mesmo que uma multa deste valor não esteja estabelecida no regimento interno do condomínio. Então fique de olho!

Além disso, é muito importante respeitar as regras não só para evitar multas, mas para garantir a boa convivência entre vizinhos e o bem-estar de todos.

Fique atento as regras para reforma de apartamento.

Mas se a minha reforma for emergencial, é permitido fazer barulho depois do horário estabelecido?

Em casos emergenciais é possível sim fazer uma reforma em horários além do permitido. Se houver um vazamento, por exemplo, precisa ser resolvido o mais rápido possível para não prejudicar ainda mais o apartamento, o edifício e o próprio condomínio, que precisaria arcar com medidas de contenção, gerando ainda mais despesas para os próprios condôminos. Isso sem mencionar que um vazamento poderia colocar em risco a segurança do edifício como um todo se não for resolvido o quanto antes.

Quando algo assim ocorre, o síndico precisa comunicar todos os moradores o que está acontecendo para justificar eventuais transtornos e barulhos da obra emergencial.

Agora que você já sabe a que horas pode começar a obra no apartamento, é necessário programar muito bem a sua reforma para evitar problemas e garantir uma convivência cheia de harmonia com seus vizinhos. E para isso, conte com a Workteto. Solicite já o orçamento do seu apê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.